segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Como funciona o Nitro?






Por Augusto Aldon - 
Quem nunca jogou algum game da serie NFS ou assistiu algum filme da famosa serie Velozes e furiosos, e não se perguntou sobre um botão que gerava uma potencia acima do normal de forma quase que instantânea?
Pois bem vamos entender como funciona este sistema.



No inicio dos anos 2000 com o sucesso do primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos, o nitro ficou muito conhecido e virou um ícone da cultura tunning
 
Os jogos da serie Need For Speed da Eletronic Arts também ajudou muito na popularização do N20 na área automobilística.

O óxido nitroso, protóxido de nitrogênio ou protóxido de azoto , apresentado na forma de um gás incolor, composto de duas partes de Nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O
O N2O em sua maior aplicação atualmente se encontra nas áreas da medicina, por ter efeito analgésico que pode ser utilizado como sedativo em pacientes, porém o seu uso em motores vem desde a segunda guerra mundial, quando os motores aeronáuticos recebiam injeções afim de ter maior ganho de potencia em grandes altitudes e seu uso foi esquecido até os anos 70.
A aplicação em veículos acontece de seguinte forma:
motor-g2Os motores em sua maioria funcionam em 4 tempos de reação, com o pistão desce aspirando ar e combustível nas válvulas de admissão jogando a mistura para a câmara de combustão.
Logo após a válvula se fecha e o pistão sobe comprimindo os gases no cilindro chegando a pressão máxima com as velas gerando fagulhas resultando em uma explosão resultante de oxigênio + vapor de gasolina.
A reação química entre ar e combustível e altamente explosiva que faz o pistão abaixar novamente girando o virabrequim e o eixo do motor gerando tração para o carro, mas antes desta reação a válvula de escape se abre para soltar os gases desta combustão.
A potência do motor é proporcional à soma da energia liberada pela explosão em cada cilindro. Nos carros originais, acontece o aumento de potência quando se amplia o número de cilindros ou o volume deles, para multiplicar a energia da combustão.
0307tur_nxtech04_z
O sistema de nitro quando liberado, é injetado sob alta pressão por uma válvula especial a partir de um cilindro com o composto em estado liquido que quando liberadas pelas válvulas solenoides passam para o estado gasoso que controlam a entrada e saída do oxido nitroso que quando chegam ao motor resfria o ar (mais denso) ocupando menos espaço deixando o combustível e o ar entrar na mesma proporção.
Com o cilindro comportando mais gases ocorrem explosões mais fortes que são ocasionadas pelas moléculas de N2que se decompõem durante a vaporização e libera ainda mais oxigênio para a reação com combustível dentro da câmara podendo gerar um ganho de de 30% a 40% de potencia. .
O nitro ocorre no auge normal do motor podendo durar de 15 a 45 segundos dependendo do tamanho do cilindro, porém aumenta em 80% o consumo de combustível sendo um problema do óxido nitroso por ser muito volumoso e o motor precisa de muito óxido.
Como qualquer gás, ele ocupa bastante espaço, mesmo quando comprimido, para se tornar líquido. Um motor de 5 litros girando a 4 mil rotações por minuto (rpm) consome cerca de 10 mil litros de ar por minuto (comparado a aproximadamente 0,2 litros de gasolina ou 0,28 litros de álcool), de modo que seria necessária uma quantidade enorme de óxido nitroso para fazer um carro funcionar de maneira contínua. Portanto, um carro normalmente pode transportar apenas alguns minutos de óxido nitroso, e o motorista o utiliza de forma bastante seletiva, apertando um botão.
A instalação do kit nitro gera muita duvida em quem deseja instalar no carro, pois a quantidade segura dependendo do ganho de potencia que o usuário espera receber pode variar de acordo com o motor o qual será instalado.
1297710924801Normalmente, a potência mínima dos giclês originais gira em torno dos 25 a 30 CV de potência, mas podem ser regulados tanto para menos como para mais. Alguns giclês de kit nitro tem potencia na casa de 15 CV, porém, somente este acréscimo na potência não representa grandes vantagens e nem consegue ser notável uma diferença significativa, pois a percepção na potência do veículo acontece após um acréscimo de 30 CV ou superior.
Quanto a quantidade de nitro a ser injetada no motor, recomenda-se para que não haja quebras prematuras ou danos na parte mecânica uma injeção de quantidade equivalente a 40% da potência do motor original.
Já no que se refere à instalação do kit, sempre varia de acordo com o modelo que se pretende instalar. É importante conhecer as dimensões do motor do automóvel a que pode receber o kit, mas principalmente a medida ideal da injeção do kit nitro, pois, uma adição superior a margem de 40% da potencia que também já estaria colocando o motor em risco.
Também é relevante saber que o “óxido nitroso” representa somente um ganho extra de potência, e não um novo motor que irá girar em velocidade elevada constante. Para se obter  isso é preciso a instalação de outros componentes no motor, tal como um turbo ou um aspro.
O nitro vem sendo usado para os mais diversos fins nos automóveis, e não somente para a prática de “rachas” como a maioria pensa. É muito comum, por exemplo,  a instalação do kit para o aumento de segurança em ultrapassagens pois o motor terá potencia extra para realizar a manobra rapidamente.


Nitro que é caracterizado como uma das fontes mais fortes de potencia extra nos primeiros filmes da serie Velozes e Furiosos
Nitro que é caracterizado como uma das fontes mais fortes de potencia extra nos primeiros filmes da serie Velozes e Furiosos
Aplicação do sistema de óxido nitroso nos carros. 
– Carros com motores 4 cilindros 1.0 a 1.4 litros podem ser injetados 25cv a 30cv.
– Carros com motores 4 cilindros 1.6 a 2.0 litros podem ser injetados 55cv.
– Carros com motores 6 cilindros podem ser injetados 80cv.
– Carros com motores V8 podem poder ser injetados 100cv.

Atualmente o uso de Nitro não é expressamente proibido pelas leis brasileiras, pois ao contrario do turbo que altera características do motor passando de aspirado para turbo alimentado e afins, o nitro funciona como um aditivo de combustível não alterando o funcionamento geral do motor.
O Nitro nos dias atuais é visto mais como um ícone de performance no ramo automotivo com uma serie de mitos e boatos ao seu respeito, porém o seu uso vai muito além de apenas carros de rua ou adaptados para corridas de arrancadas, atualmente uma das maiores fontes que ajudou a popularizar o uso deste recurso é Stock car Brasil que tem o posto de maior categoria nacional que utiliza deste recurso afim de aumentar o equilíbrio e disputas entre seus carros.
Caca Bueno - ActionEspero que gostem e até o próximo Post!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui !!!!!!