Por Augusto Aldon.
Quem nunca ouviu alguém dizer sobre alguma historia envolvendo este famoso utilitário? Como aquela vez em que desceu para o litoral com a família toda e aquele cheiro de frango assado com farofa e um mix de gasolina?
Ou aquele seu primo de pé pesado, que fez o mítico 1500 derreter em chamas? , se você lembrou destas ou outras tantas historias...sim estamos falando da nossa querida Kombi, melhor dizendo Volkswagen Type 2.
O modelo evoluiu apartir do Plattenwagen, que nada mais era um veiculo adaptado para transportar cargas dentro da fabrica da Volks em Wolfsburg.
Plattenwagen, o pai da Kombi |
Com a ideia de ser um carro multiuso, já na primeira geração (1950-1967 na Europa e EUA e até 1975 no Brasil) o modelo apresentava muitas variações da carroceria que ajudou a ganhar vários fãs.
O modelo ganhou vários nomes nos países os quais era comercializada como: Transporter (UK), Camper, Samba Bus (EUA), Kombi (Brasil), Microbus e etc..
O chassis T1 viveu o auge dos anos 60 com os Hippies, virando um ícone do movimento ficando ainda mais marcada na historia (assim como seu irmão compacto), sempre lembrada pelas cores e desenhos psicodélicos.
Para aqueles que sempre tiveram o modelo como referencia de trabalho devido ao seu corajoso motor a ar que puxava quase qualquer coisa dentro e fora e sua carroceria, a Volkswagen também investiu no luxo e conforto do modelo criando a SambaBus (EUA) ou nossa Kombi Luxo, que disponibilizava tudo de melhor em qualidade, estilo e prazer em dirigir, chegando próximo do fim da primeira geração em grande estilo.
A bela Kombi Luxo |
A segunda geração que foi iniciada na Europa e EUA em 1967 e foi vendida até 1979, no México de 1971 até 1994, mas foi no Brasil que o chassis T2 teve maior tempo de produção de 1975 à 2013, com uma serie de modificações mecânicas, abandonado o convencional motor refrigerado a ar pelos à água.
A ultima Kombi |
A terceira geração que foi lançada apenas na Europa e nos EUA sob o nome de Trasnporter, iniciou em 1979 e foi vendida até 1992 dividindo espaço ainda em 1990 com quarto Facelift de quarta geração.
A quarta geração trouxe uma mudança significativa em sua estrutura, mudando o convencional motor traseiro para os dianteiros, porém sem deixar de lado o titulo de carro econômico e com um ótimo torque, essencial para o transporte de cargas.
Atualmente o Transporter (Eurovan nos EUA) vive a quinta geração do simpático utilitário, que ganhou nossos corações ao longo desses mais de 60 anos de historia, mantendo vivo o espírito da boa e velha Kombi.
Optima matéria...
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